Quando reunia informações para escrever o artigo desse fim de semana, chamou atenção a campanha que a ANS disparou, visando conscientizar a sociedade em geral de que a Agência realmente detém a melhor autoridade no assunto planos de saúde. Como eu sempre concordei com isso, resolvi analisar o conteúdo e comentar.
No texto de divulgação, o Presidente Paulo Rebello justifica: “Nossa ideia é mostrar, de forma lúdica, que, embora seja complexo, o tema 'plano de saúde' tem regras que podem ser consultadas nos canais de comunicação da ANS. No nosso site, temos bastante conteúdo em formatos como cartilhas e tutoriais, além de ferramentas que podem ajudar muito os consumidores para a tomada de decisões e para a melhor compreensão sobre o funcionamento do setor".
É um belo esforço do Paulo, e uma coragem admirável. Indiscutivelmente a ANS é a maior autoridade no assunto, mas ainda não tem estrutura suficiente para entregar tudo que os regulados precisam. Por isso, ninguém havia ainda "comprado" essa responsabilidade da forma que ele anunciou.
Quanto ao formato de comunicação, a agência explica que a estratégia foi usar uma isca criativa com humor, mencionando perguntas difíceis de responder e usando o tema plano de saúde como exemplo de assunto complexo, mas que pode se tornar mais fácil de ser compreendido se a ANS for a fonte da informação.
A identidade visual usada busca dar dinamismos às peças, com imagens captadas como flagrantes do dia a dia e ilustrações simples e objetivas que pretendem criar interesse pela mensagem.
A campanha foca em duas camadas de informação:
Camada 1: mais criativa, de maior impacto (rádio + digital, incluindo vídeos que são o carro-chefe da campanha).
Mote: Se o assunto é plano de saúde, a resposta está na ANS.
Camada 2: mais informativa, focada nos temas: Monitoramento e fiscalização do setor; Avaliação rápida e contínua do rol de coberturas obrigatórias; ANS como incentivadora da melhoria da qualidade dos planos de saúde; e Mutualismo (digital).
Mote: Você pergunta, a ANS responde.
Para ver mais, acesse a nota oficial da agência.
O texto é de Elano Figueiredo, ex-diretor da ANS, jurista da saúde, especialista em sistema de saúde e health speaker.
Bacana.
Mas uma campanha dirigida ao maior descumpridor das regras da saúde também seria muito bem vinda - o Poder Judiciário.
ALi, as regras são solenemente ignoradas todos os dias, "como regra".
Na "Justiça" a legislação da saúde suplementar é relevada à última opção, após o Senhor Todo-poderoso CDC e atrás de todos os caprichos e ideologias dos julgadores.
Uma campanha com esse foco seria bem vinda.