top of page
Buscar
elano53

As manchetes da semana na saúde suplementar: o feijão da Unimed, novo relator da reforma da saúde, descredenciamento de hospitais.


Na coluna de hoje trago três assuntos que não podemos deixar de realçar: a larva no feijão da Unimed, a troca de relator do PL da nova lei do setor e as regras da ANS para descredenciamento de hospitais.


Começando pelo começo, precisamos dizer que viralizou, no país inteiro, um vídeo do filho de uma paciente que estava internada no Hospital Unimed 3, no bairro Ilha do Leite, no Recife. Ele mostrou pequenas bichinhos se mexendo dentro do feijão que lhe foi servido no almoço, enquanto acompanhava sua mãe numa internação.


Segundo nota da Unimed Recife, esses bichinhos eram brotos do próprio feijão e não fazem mal à saúde.


Bem, eu queria saber se a pessoa da Unimed que assinou a nota come, nas suas refeições, feijão com algo se mexendo dentro, seja lá o que for.


É... Não vou dizer mais nada, só que sempre haverá sinais. Imagino que a crise na Unimed está brava mesmo. Não bastasse a situação financeira, agora esse fato que põe em xeque o controle de qualidade dos serviços da cooperativa.


Outra novidade da semana é que o deputado Duarte Junior não é mais o relator do projeto de lei que pretende alterar as regras dos planos de saúde. Lembram que estamos há décadas esperando uma reforma para melhorar a lei que é de 1998? E quando explodiu os cancelamentos unilaterais dos contratos, ano passado, houve um acordo entre representantes das operadoras e o Presidente da Câmara dos Deputados, para desengavetar o PL e trazer nele uma previsão para planos mais acessíveis (populares)?


Pois é. Duarte Junior disse que era contra e não aceitou essa condição. Agora ele caiu e o novo relator deve ser o Deputado Dr. Luisinho, do Rio de Janeiro. Este é médico, ex-secretário de saúde e talvez faça mais sentido mesmo. Mas vamos ver se caminha né? Eu ando meio descrente com essa reforma. Assunto muito polêmico que tem sido sempre enterrado.


Por último hoje, não posso deixar de comentar a novidade da ANS para descredenciamento de hospitais. Agora, quando quiser desativar o atendimento de uma unidade, o plano de saúde terá que comunicar individualmente os consumidores do respectivo município. E eles, acaso fiquem insatisfeitos, poderão realizar portabilidade para outro plano, mesmo que não tenham ainda cumprido os 2 anos de prazo para o benefício.


Além disso, se o hospital concentrar alto índice de internação desse plano (80%), não poderá ser desligado sem autorização da agência. A nova regra foi aprovada desde o final do ano de 2023, tendo sua vigência prorrogada, mas já está valendo e teve ampla repercussão, inclusive hoje no Bom Dia Brasil.

 

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page