top of page

Golpe do falso advogado na saúde


Uma professora diagnosticada com câncer no reto afirma ter perdido R$ 14.950,00 após sofrer o golpe do falso advogado. A moradora de Praia Grande, no litoral de São Paulo, entrou na Justiça pedindo autorização de uma cirurgia para o plano de saúde, mas o golpista se aproveitou da situação e se passou pelo profissional contratado, usando a foto dele para roubar o dinheiro da vítima.


O golpista encaminhou documentos do processo e afirmou que ela havia ganhado a causa, o que não aconteceu. “Não fui olhar o número do telefone, acho que ninguém faz isso. Ele conversou comigo escrevendo, não foi áudio, porque senão eu ia ver [perceber] a voz”, relembrou a vítima.


Foi tomada pela emoção e não suspeitou quando o homem disse para ela atender um segundo golpista. “Ele disse que um advogado do STF [Supremo Tribunal Federal] ia entrar em contato mais tarde”, afirmou a mulher.


O segundo golpista entrou em contato com a professora aproximadamente uma hora depois e, usando termos técnicos jurídicos, orientou a mulher a fazer transferências bancárias.


Os criminosos miram na fragilidade emocional dos pacientes que estão atravessando problemas de saúde.


Então, é bom ficar atento: não confie mais em ninguém, até prova irrefutável da identidade. Em tempos de inteligência artificial e sofisticação psicológica de estelionatarios, por mais difícil que esteja a vida, o cidadão precisa desconfiar de tudo e se negar definitivamente a realizar qualquer transferência de dinheiro; por qualquer meio, até mesmo boletos identificados, que todos os dias são falsificados. Não aceite realizar nada se você foi procurado. Prefira os canais habituais e oficiais de contato com sua operadora ou seu advogado, e muito cuidado com os primeiros resultados dos buscadores da internet.


Tá difícil!


Com informações do G1.

 
 
 

Comments


bottom of page