O kit de ferramentas de software faz parte de um esforço mais amplo entre grandes empresas de tecnologia para disputar clientes de nuvem de assistência médica
O Google anunciou um conjunto de ferramentas de inteligência artificial para ajudar a acelerar um dos grandes gargalos administrativos da saúde: a autorização prévia. Este é o processo em que um médico precisa registrar uma solicitação junto à seguradora de saúde de um paciente antes de prosseguir com determinados exames, cirurgias ou prescrições. Permaneceu por um bom tempo processos amplamente manuais, em ambos os lados, com humanos analisando os detalhes exclusivos do plano de saúde e histórico médico de um paciente por fax, documentos PDF, telefonemas e portais online.
A ideia de fazer com que as informações de saúde fluam entre pacientes, provedores e seguradoras pode parecer básica, mas a troca de dados entre diferentes sistemas, conhecida como interoperabilidade, continua sendo um dos maiores desafios na área da saúde. Uma consequência pode ser atrasos na obtenção dos cuidados de que necessitam, o que pode agravar as condições de saúde e levar a piores resultados. Essa é uma das razões pelas quais o governo federal dos EUA propôs novas regras para agilizar a autorização prévia em alguns planos de saúde financiados pelo governo, que exigiriam que solicitações urgentes fossem processadas em 72 horas e solicitações regulares em 7 dias corridos – duas vezes mais rápido que a exigência existente – até 2026.
O software da unidade de nuvem do Google, chamado Claims Data Activator, é focado especificamente em ajudar as seguradoras de saúde a limpar os dados em qualquer forma que venham dos provedores, com o objetivo de acelerar o processo de autorização prévia. Ele se baseia em uma combinação de vários modelos existentes de IA do Google que podem extrair informações de documentos e organizá-las em um formato padronizado para tornar mais fácil e rápido para o revisor humano. As ferramentas também permitirão que as seguradoras de saúde analisem os dados e compartilhem informações eletronicamente com médicos e hospitais.
O Google diz que essas ferramentas são voltadas para simplificar o processo, não para dar recomendações. “Não estamos automatizando um sim ou não”, diz Amy Waldron, diretora de estratégia e soluções globais de planos de saúde do Google Cloud. “Todo o nosso objetivo é reduzir o tempo de obtenção das informações do provedor para o revisor e fazer o melhor uso do tempo desse revisor.”
Como parte do “Claims Acceleration Suite” mais amplo, o Google está recomendando ferramentas de duas outras empresas – Myndshft e Pega – que criaram soluções usando o Google Cloud. O software da Myndshft ajuda médicos e hospitais a verificar os benefícios do seguro de um paciente e a enviar a reivindicação de autorização prévia à seguradora. A Pega oferece um software de fluxo de trabalho que ajuda as seguradoras a gerenciar o processo de revisão de autorização prévia. “Não queremos ficar parados e competir com os sistemas existentes que o setor de saúde está usando”, diz Waldron.
O kit de ferramentas de software faz parte de um esforço mais amplo entre grandes empresas de tecnologia para disputar clientes de nuvem de assistência médica. Waldron diz que o Google Cloud atende a “seis dos dez maiores planos de saúde”, mas a empresa não divulga seu total de clientes de nuvem de saúde. No mercado de nuvem mais amplo de US$ 227 bilhões, a Amazon Web Services detém cerca de 33% de participação, de acordo com o Synergy Research Group , enquanto o Microsoft Azure fica com cerca de 23% e o Google Cloud com cerca de 11%.
Alguns dos esforços anteriores relacionados à IA de assistência médica do Google geraram controvérsia. Em 2019, o The Wall Street Journal noticiou pela primeira vez o “Projeto Nightingale”, uma parceria do Google com o sistema hospitalar Ascension, incluindo o uso de IA para analisar milhões de registros médicos, o que levantou preocupações sobre privacidade e segurança de dados (o Google e o Ascension disseram que o trabalho estava em conformidade com as leis federais de privacidade do paciente). Em 2021, a gigante da tecnologia desfez sua divisão autônoma do Google Health, mas disse que os esforços relacionados à saúde continuariam em toda a empresa. No evento anual de saúde do Google em março, a empresa relatou atualizações, incluindo alterações na pesquisa para ajudar as pessoas a encontrar informações sobre Medicare e Medicaid, desenvolvimentos em modelos e ferramentas de linguagem específica para medicina para ajudar os desenvolvedores a criar aplicativos de saúde.
Se uma seguradora de saúde quiser usar o novo pacote de software, Waldron diz que contrataria um consultor (o Google Cloud tem uma parceria com a Accenture) para treinar os modelos de IA do Google nos dados armazenados no ambiente de nuvem do cliente. “Não acessamos os dados de nossos clientes”, diz Waldron.
O Google Cloud tem testado o software de troca de dados com seguradoras nos últimos meses, incluindo a Blue Shield da Califórnia e uma subsidiária da seguradora de saúde Bupa, com sede no Reino Unido. “Você precisa conhecer os fornecedores e os sistemas hospitalares onde eles estão, porque esse é um grande problema”, diz Lisa Davis, vice-presidente sênior e diretora de informações da Blue Shield da Califórnia, que tem cerca de 4,8 milhões de membros. A seguradora de saúde processa cerca de 1 milhão de solicitações de autorização prévia anualmente, diz ela, e espera reduzir o tempo que os revisores humanos levam para extrair e inserir dados manualmente, para que possam se concentrar na revisão das solicitações. “Ninguém tem a mesma infraestrutura de tecnologia ou de dados em todo o ecossistema.”
A autorização prévia é apenas uma área em que a Blue Shield da Califórnia está tentando reduzir a burocracia. Davis diz que a seguradora tem trabalhado com o Google Cloud nos últimos dois anos no desenvolvimento de um sistema para processamento de sinistros quase em tempo real, para que os pacientes possam saber quanto terão que pagar no consultório médico, em vez de esperar semanas por uma conta para aparecer no correio. À medida que mais processos administrativos são automatizados, Davis diz que os humanos permanecerão informados. “A IA nunca será o fim de tudo”, diz ela. “É um facilitador. É uma ferramenta. Você tem que ter pessoas envolvidas no sistema que fornecem essa supervisão e qualidade de atendimento.”
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