Coletar informações oficiais sobre a satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde se tornou uma tarefa menos complicada, após a imposição de transparência em todos os níveis de gestão do Governo (Lei de Acesso à Informação).
Foi assim que pudemos acessar o relatório de ouvidoria do SUS, elaborado pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto/SP.
Dados interessantes merecem atenção:
- A maior queixa do paciente é sobre o agendamento de exames e procedimentos de especialidades.
- A especialidade que mais demandou reclamações do agendamento foi a ortopedia, com os exames de ressonância magnética liderando.
- A UPA da 13 de Maio, o Hospital Santa Casa e a UBDS da Castelo Branco foram as unidades que mais receberam reclamação de atendimento.
- O Hospital Santa Casa e a UPA Sul foram os que mais receberam reclamações sobre o atendimento dos médicos.
O referido relatório gerencial propicia vários insumos para a melhoria dos serviços de saúde, mas será que as respectivas providências são adotadas? Será que as unidades mais reclamadas são punidas?
A reunião dos dados de nada adianta se não houver eficácia no manuseio dos mesmos. É isso que esperamos dos gestores públicos e acreditamos que, numa época de tantas informações importantes disponíveis, os usuários dos sistemas de saúde sintam que faz diferença na gestão e no atendimento.
Já do cidadão, compete-nos lembrar sobre a importância da sua participação nesses subsídios, cabendo-lhe reclamar, criticar, elogiar e cobrar, através dos canais disponíveis, porque só assim esses dados impactarão em quem planeja e executa a gestão de saúde.
Elano Figueiredo, fundador do Justiça e Saúde, é advogado, professor e debatedor de saúde suplementar.
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