Olhando as informações da ANS, as reclamações realizadas contra os planos de saúde caíram neste mês de setembro, mas ainda está 4% maior que setembro de 2023.
De toda forma, enxergo isso como uma consequência de algumas situções que é possível enxergar.
Primeiro, o resultado financeiro melhorou. Quem conhece bem o setor sabe que resultado ruim significa rigor máximo na autorização dos pedidos médicos, combate absoluto aos excessos, o que gera mais reclamação. Se as finanças melhoraram, é natural um alívio na auditoria, podendo até passar uma ou outra prescrição duvidosa.
Em segundo lugar, tivemos ultimamente a sociedade com uma lupa nos cancelamentos dos contratos. Assim, as operadoras tiveram que recuar de fato nas rescisões que vinham fazendo.
Enfim, saímos de 31.200 reclamações no mês de agosto para 30.000 este mês.
A líder de reclamações foi a Bradesco que, conforme já analisei aqu e no Justiça e Saúde, tem deteriorado a qualidade dos seus serviços e enfrentado resultados muito ruins.
De toda forma, num setor tão difícil, não deixemos de comermorar essa vitória, ainda que tenha sido por 1x0, com um golzinho de pênalti.
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