Uma prática ilegal conhecida como reembolso assistido tem sido usada por redes de clínicas para fraudar planos de saúde e gerar cobranças indevidas a beneficiários.
O modelo, que deveria facilitar pedidos de reembolso, lesa clientes e operadoras de planos de saúde enviando notas de serviços inexistentes, superfaturados ou procedimentos não realizados.
A rede de clínicas HCMC (Health Care Medical Center), por exemplo, possui 195 reclamações de fraude no Reclame Aqui no intervalo de um ano.
Clientes foram surpreendidos com cobrança de procedimentos feitos há mais de dois anos, apurou o UOL. A justificativa era de que os reembolsos não haviam sido autorizados pelos convênios médicos.
Nenhuma das reclamações deste ano foi respondida ou solucionada. Em 2023, a empresa recebeu 233 reclamações e solucionou 63,8% dos casos.
Presente em vários estados, a HCMC é uma empresa da Premium Group, especializada em procedimentos para emagrecimento e ganho de massa muscular, com faturamento anual próximo a R$ 100 milhões.
Há indícios de lavagem de dinheiro por parte da HCMC, aponta relatório da Abramge (Associação Brasileira de Planos de Saúde) e da ABCF (Associação Brasileira de Combate à Falsificação), que investigaram a rede
Um inquérito foi aberto pela Polícia Civil contra os donos da empresa, após a ABCF notificar o MP-SP (Ministério Público de São Paulo). Eles foram intimados a depor quatro vezes, mas não atenderam ao chamado.
A operadora SulAmérica, que calcula ter sido lesada em mais de R$ 27 milhões, disse à reportagem que entrou com ações contra seis CNPJs ligados ao grupo dono da HCMC.
“Prestadores de serviços não referenciados foram objeto de auditoria da SulAmérica, sendo certo que foram descobertas diversas irregularidades nos atendimentos, e, por isso, a seguradora adotou medidas jurídicas cabíveis”, afirmou a SulAmérica em nota.
A Amil disse à reportagem que “existem três inquéritos policiais instaurados, a partir de denúncias da operadora, para investigação de práticas indevidas desse prestador”.
O UOL obteve acesso aos inquéritos, que apontam haver “74 clínicas ligadas à pessoa de Fernando Salvador Baptista, farmacêutico que, em conjunto com o sócio, Thiago Dias Pereira, está corriqueiramente envolvido nos contratos fraudulentos retirados da operadora ou, ainda, com as clínicas de fachada ou àquelas criadas tão somente para fins de reembolso sem desembolso”.
O dossiê entregue pela operadora aponta que o problema é generalizado.
“Suspeita-se que esses laboratórios oferecem CIDs diversos de diagnósticos com o intuito de gerar reembolso em todas as Operadoras de Saúde, prescrevendo uma lista imensa de exames sem qualquer indicação médica ou necessidade.”
A Bradesco Seguros também afirma ter sido vítima de golpes perpetrados pelo grupo ligado à HCMC.
Procurados pelo UOL, os empresários responsáveis pela HCMC, Fernando Salvador Baptista e Thiago Pereira, optaram por não prestar esclarecimentos.
As informações são do CQCS.
Comments