O Portal JS, assinado pelo ex-Diretor da ANS, Elano Figueiredo, passou a publicar análises econômicas a respeito da performance das Unimeds. Para ilustrar seu conteúdo, replicava charges, com referências à cooperativa. A maioria delas era simplesmente extraída das redes sociais e já utilizadas por outros veículos, como a TV Foco.
Em maio de 2024, foi publicado O Dominó chamado Unimed e o Raio-X do sistema Unimed, que atingiram 25.000 visualizações, expondo a deficiência de gestão das cooperativas que possuem a mesma diretoria há décadas. Apresentando documentos contábeis públicos, ficou difícil contestar.
Depois, o Canal desmascarou uma estratégia da cooperativa de Ji-Paraná, que caloteava prestadores de serviços. O texto trouxe decisão da ANS abrindo processo contra a operadora.
Noutro conteúdo, o JS repostou matéria da EBC, dando conta que o gestor da FERJ aventou, na CPI da ALERJ, que só pode falar pela Unimed em que atua. Isso fez com que os parlamentares entendessem que precisavam ouvir cada representante das demais cooperativas do sistema.
Mais recentemente, Elano esclareceu os resultados divulgados pela Agência de Regulação, mostrando, em linguagem acessível, que algumas Unimeds estavam bem, mas outras mal.
Obviamente, os comentários sucessivos do Portal JS (técnicos, diretos, fundamentados em dados públicos, divulgados pela ANS) incomodaram bastante ao conjunto de operadoras. A marca é de titularidade da Unimed do Brasil e coube a ela emitir notificação extrajudicial, deixando bem claro: se não pararmos, a Confederação “tomará medidas mais agressivas para fazer prevalecer seu direito”. O prazo para se submeter? 72 horas.
Ora, como não podem contestar os resultados ruins apontados, os dirigentes da Unimed preferem tampar o sol com a peneira. Num verdadeiro “mimimi”, voltaram-se contra as “figurinhas” utilizadas nas notícias, ao invés de focar na melhoria dos sérios problemas que foram revelados. Nenhuma surpresa no comportamento. É por isso que estão onde estão, no fundo do poço.
Veja o inteiro teor da notificação emitida pela mimimed.
Imediatamente e sem discutir qualquer juízo de valor, o Portal atendeu ao que foi exigido e substituiu todas as imagens objeto da reclamação, até porque isso é apenas perfumaria. O que importa é que não arredaremos um centímetro da nossa posição de dizer a verdade. Todos os conteúdos continuam no ar, apenas com roupagem nova.
É isso mesmo... ninguém quer briga com a Unimed. Nem nós.
Esses dias, uma jornalista a quem enviamos um conteúdo disparou: “você não vai emplacar em nenhum grande veículo, porque os mais importantes são patrocinados pela Unimed”. Não deu nome aos bois.
Ontem, curiosamente, vi o Valor1000 fazendo referência a Unimed como um modelo de negócio em destaque (reação: como assim?!); poucos dias após a divulgação do resultado catastrófico do 1º semestre de 2024, em que basicamente apenas a Unimed BH fez bonito.
Enfim... temos medo sim, mas temos mais medo ainda de não cumprir nosso compromisso com a verdade. Então, mudamos a imagem dos posts, do conteúdo envolvendo a Unimed, mas vamos continuar rompendo o silêncio dos poderosos do sistema.
Boa sorte Unimed Brasil.
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