top of page
Buscar
elano53

Unimeds: os maiores lucros e os piores prejuízos


A pedido dos leitores, vou aprofundar a análise sobre os resultados dos principais planos da modalidade cooperativas, no 2º Trimestre de 2024 (último divulgado pela agência reguladora). Farei isso metodologicamente, usando o Power BI da ANS e o filtro dos 5 (cinco) melhores resultados operacionais e os 5 (cinco) piores.


Por que usar o lucro operacional? Porque esse sim reflete o desempenho das operadoras na atividade, ao trazer o que elas arrecadaram com o negócio e o que gastaram com os clientes. A divulgação que soma também os investimentos financeiros é apenas uma forma de tornar mais otimista o cenário. Não diz se a atividade econômica em si está rodando positiva ou negativa. Minha humilde opinião.


Então, sem mais delongas, vamos aos rankings:


TOP 5 LUCROS:


TOP 5 PREJUÍZOS:


As figuras poderiam ficar melhores, se eu usasse o meu excel. Mas fiz recortes diretamente do sítio da ANS, para que não me acusem de manipular algum resultado ou imagem. O dado é público e qualquer um pode acessar no link: POWER BI ANS.


Quanto aos lucros, já comentei anteriormente sobre a Unimed BH. Todavia, a que surpreende é a Unimed Vitória, tanto quanto a Unimed FERJ. Esta última pela recuperação inacreditável da carteira da Unimed Rio. Claro que isso tem um preço, duras medidas foram adotadas e ainda não é possível saber se o consumidor está satisfeito e se aceita a nova realidade de atendimento. Temos que esperar o comportamento desta curva ao longo dos próximos meses.


De seu lado, a cooperativa capixaba demonstra uma recuperação consistente, desde 2022. A operadora se estabilizou e cravou uma curva ascendente no seu gráfico econômico.


Olhando para a tabela de prejuízos, além da Unimed Nacional, vale anotar sobre a Unimed Fortaleza. É interessante constatar que o resultado final líquido da operadora está positivo, no trimestre. Ou seja, embora tenha gasto mais com a operação do que recebido de mensalidades, os investimentos da cooperativa cearense compensaram as perdas. Daí a importância de estarmos sempre atentando para a operação em si. Ora, pois, será mesmo que adianta a empresa ter uma excelente assessoria de investimentos e uma performance sofrível na gestão de saúde? Essa pergunta eu deixo para análise própria de cada leitor. Pode ser que alguns entendam que é válido, enquanto outros tenham que o déficit na atividade vai consumir a gordura dos ativos financeiros.


E aos leitores que sentiram falta do seu plano de saúde aqui, aguardo indicarem abaixo nos comentários, pois terei prazer em analisar.

507 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page